sábado, 5 de maio de 2012

"Síndrome do Ninho Vazio"


Ao contrário do que possa parecer, não se trata de uma doença.

Esta síndrome é simplesmente uma tristeza que acomete casais que tem seus filhos chegando à fase adulta, mostrando independência.
Segundo a psicóloga Anaí Licia, o problema é caracterizado de várias formas. “Diminuição das funções paternais, sensação de casa vazia, sentimentos de solidão crescente, de inutilidade, de perda, de tristeza”, afirma. Ou seja: ao perder sua função na vida dos filhos, muitos pais sentem-se frustrados.

Infelizmente, as mulheres são as que mais sofrem com esta síndrome. Por dedicar tanto tempo aos filhos no papel de mãe, muitas vezes elas esquecem de seus próprios interesses e, quando a independência chega para os pequenos, ficam tristes e perdidas. Até mesmo a falta de amigos na casa e toda a bagunça dos adolescentes deixam estas mães nostálgicas.

Para piorar a situação, muitos casais percebem, com a ausência dos filhos, que mal conhecem o parceiro, já que passaram tantos anos dedicados à educação dos rebentos.
Para não cair neste baixo astral com a saída dos filhos, a psicóloga dá algumas dicas aos casais.

Preserve seus interesses comuns e individuais, convivência social e cumplicidade com o parceiro. “Casais assim com certeza terão mais recursos para superarem essa separação com menos dor”, afirma Anaí.

Procure manter o casamento próximo, com conversas e trocas. Não deixe de compartilhar momentos de prazer comum.
Resgate afinidades com o parceiro: viagens, grupos sociais, interesses em comum.
Não se esqueça que se separar dos filhos pode significar ao casal uma segunda lua de mel. Portanto, aproveite para conhecer o seu companheiro por um novo prisma! Desta forma, a síndrome é evitada e a saída dos filhos de casa se torna uma nova etapa: tanto para ele, quanto para o casal, que tem finalmente a oportunidade de ficar a sós e se redescobrir.


Fonte - MBPress



2 comentários:

  1. Aqui passando pela primeira vez e lendo coisas boas, as ruins eu pulo, começo a ler e não termino. Busco que é melhor pra mim, principalmente nos momentos de sofreguidão.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela presença.
    Beijos!

    ResponderExcluir

Agradeço a todos, do fundo do meu coração, pelos carinhosos e gentis comentários deixados aqui no meu cantinho.
beijos e abraços com todo o meu Amor, Carinho, Respeito, Admiração e Gratidão...