domingo, 20 de janeiro de 2013

"Diga-me como ele trata o garçom (e a mãe) e …"


“Sabe, um homem a gente conhece pelo modo como ele trata o garçom”. Escutei isso de uma moça que trabalhou comigo lá em Belo Horizonte. Ela tinha terminado com um cara que dentre poucas e boas (melhor, “muitas e péssimas”) que ele aprontava estava destratar os garçons de todos os restaurantes em que iam juntos. Fazia o pedido de modo mal educado, sempre reclamava de alguma coisa e exigia que trocassem, aumentava o tom de voz, enfim, bancava o machão poderoso. Credo!

Se ele vira para o lado e rosna com o garçom... tchau clima da noite, foi embora junto com o encanto do moçoilo que era pouco e se acabou.
O cara ainda era pão duro! Eles iam a uma pizzaria e o assunto dele era “que pizza cara, heim? Pensa bem, quanto custa este tantinho de queijo? R$ 2,00? E essas azeitonas… esse bacon… o tomate … somando com isso e aquilo …. não dá um terço do preço que cobram por ela! Um absurdo! E olha que eles compram no atacado, então os espertinhos lucram é muito mais…”. Bom, a muquiranice dele já estragava bastante todo passeio. Acrescente a isto o modo como tratava o garçom. A moça em questão me contou este caso quando já estava recém-casada com outro “que, graças a Deus, é ótimo e trata super bem todo garçom”.

Faz sentido o ela me disse. Uma pessoa, não só um namorado, demonstra muito sobre sua personalidade no modo como trata o garçom. Ah, também não precisa bancar o amigão dos desconhecidos. Basta enxergar o cara que está servindo como um profissional, o que de fato ele é.

Encontrei uma amiga na semana passada que afirmava categoricamente que nunca mais sairia com uma colega sua de trabalho para bares ou restaurantes. É que a dita cuja sempre cria caso em todo lugar. Pior, o assunto da mesa acaba virando suas infinitas queixas sobre o serviço oferecido. Ela tira a graça de todo encontro com suas reclamações para os amigos e humilhações com os funcionários do lugar. Parece que o que ela mais gosta de fazer é usar de sarcasmo do tipo “nossa, será tão difícil assim entender, terei que desenhar?” para chamar o garçom de burro.

Querido, percebe que o moço ali tem cabeça? OLHE PARA O ROSTO DELE. Obrigada!
Já presenciei um homem sendo muito grosso com um garçom na frente da namorada. Fiquei impressionada com a cena, ele falava apontando o dedo e tudo. Como uma mulher consegue sentir tesão por um escroto desses?, foi o que me ocorreu na hora. Bom, não estou dizendo que reclamar seja algo errado. Pelo contrário, se tiver algum problema no atendimento, deve falar sim, é um direito que temos. O que não dá para agüentar é gente estúpida que aproveita que o outro não pode reagir (se não perde o emprego) para se comportar como uma criança mimada ou como um senhor de escravos. Se uma mulher sai uma vez com o cara e ele faz alguma feiúra com o garçom… sei não, mau sinal….

Para conhecer um homem no início de um relacionamento é preciso observar o comportamento dele com todas as pessoas, não só com você. Como ele trata a mãe dele? Acho importantíssimo saber isso. Não precisa perguntar, só observar mesmo. Ele é impaciente, ríspido, mandão/folgadão com ela? Fique de olho nisso. Uma amiga minha de faculdade terminou um namoro quando viu como o cara tratava a mãe dele. “Se você trata a sua m-ã-e assim, como vai me tratar no futuro?”, foi o que ela questionou antes de por um ponto final sem precisar ouvir a resposta ou esperar o futuro. Hoje ela é casada com um cara muito fofo, super carinhoso com os pais e os irmãos dele e mais ainda com a filhinha linda que ela e ele tiveram.

Se além de respeitoso com a mãe ele for um docinho com a avó, hum... bom sinal!
Ah, outra ressalva. Não digo que o cara tem que ser amigão da mãe e um filho perfeito e exemplar. Mães são seres humanos e tem mãe que é bem complicada, né? Enfim, as pessoas tem menor ou maior afinidade entre si. Também não vai exigir que ele tenha a mesma relação com a mãe dele que você tem com a sua. Porém ao menos consideração, respeito e gratidão têm que estar estampados na relação dele com ela. Cara que trata a mãe como um pano de chão não merece um pingo de confiança. (Que fique claro que quando digo mãe me refiro à pessoa que bem criou e não a que pariu, às vezes isso não coincide)

Resumindo, o comportamento dele com o garçom revela quem ele é socialmente. A relação dele com a mãe indica como ele é quando tem intimidade. Uma pessoa que só trata bem você, e os outros mal, nunca é legal. Observe e desconfie.

Vocês também acham que prestar atenção nisso é importante ou eu estou exagerando?

Quais outras dicas dariam para uma mulher que quer conhecer mais da personalidade de um pretendente?


(Sílvia Amélia)

Um comentário:

  1. Só de mostrar falsidade e grosseria com qualquer pessoa,ja conseguimos enxergar um pouco da personalidade dos outros!!!isso é horrivel...

    ResponderExcluir

Agradeço a todos, do fundo do meu coração, pelos carinhosos e gentis comentários deixados aqui no meu cantinho.
beijos e abraços com todo o meu Amor, Carinho, Respeito, Admiração e Gratidão...